Os comerciantes luverdenses podem abrir os comércios nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. As duas datas marcam o período de carnaval e, apesar do que muita gente pensa, as datas não são feriados, mas pontos facultativos.
E por serem pontos facultativos, dias 28/02 e 01/03 permitem que os comércios trabalhem normalmente. “O comércio pode optar em abrir as portas, assim como se fosse um dia normal, pois não existe objeção por lei e nem ônus trabalhista por Convenção Coletiva de Trabalho”, observa Jaqueline Faria, gestora executiva da CDL Lucas.
Decretos de Estado e município confirmam as duas datas como ponto facultativo. Em 11 de janeiro último, o prefeito Miguel Vaz assinou o decreto 5.769, confirmando os feriados nacionais, estaduais e municipais, além dos pontos facultativos em 2022. O documento define as datas de carnaval como ponto facultativo.
O presidente da CDL Lucas, Petronilio de Souza, observa a importância do planejamento dos comerciantes ao aproveitar as duas datas. Segundo ele, algumas ações que podem atrair clientes durante esse período. “Promoções e descontos podem trazer bons resultados. É importante o comerciante ter sempre em mente que a Lei da Liberdade Econômica veio beneficiar a economia e que boas estratégias podem fazer diferença para cada um”, disse.
Bancos
Os bancos, segundo nota da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estarão fechados na segunda (28/02), terça (01/03) e voltam a funcionar a partir das 11h de quarta-feira de cinzas.