Comércio pode funcionar normalmente nos dias de carnaval, esclarece CDL Lucas

Dias 28 de fevereiro e 1º de março são considerados pontos facultativos, podendo o comércio funcionar
Ponto Facultativo de Carnaval

Os comerciantes luverdenses podem abrir os comércios nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. As duas datas marcam o período de carnaval e, apesar do que muita gente pensa, as datas não são feriados, mas pontos facultativos.

E por serem pontos facultativos, dias 28/02 e 01/03 permitem que os comércios trabalhem normalmente. “O comércio pode optar em abrir as portas, assim como se fosse um dia normal, pois não existe objeção por lei e nem ônus trabalhista por Convenção Coletiva de Trabalho”, observa Jaqueline Faria, gestora executiva da CDL Lucas.

Decretos de Estado e município confirmam as duas datas como ponto facultativo. Em 11 de janeiro último, o prefeito Miguel Vaz assinou o decreto 5.769, confirmando os feriados nacionais, estaduais e municipais, além dos pontos facultativos em 2022. O documento define as datas de carnaval como ponto facultativo.

O presidente da CDL Lucas, Petronilio de Souza, observa a importância do planejamento dos comerciantes ao aproveitar as duas datas. Segundo ele, algumas ações que podem atrair clientes durante esse período. “Promoções e descontos podem trazer bons resultados. É importante o comerciante ter sempre em mente que a Lei da Liberdade Econômica veio beneficiar a economia e que boas estratégias podem fazer diferença para cada um”, disse.

Bancos
Os bancos, segundo nota da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estarão fechados na segunda (28/02), terça (01/03) e voltam a funcionar a partir das 11h de quarta-feira de cinzas.

Veja Também:

05/06/2026
Conexão Feminina inspira mulheres a resgatarem sonhos e fortalecerem seu protagonismo Câmara de Dirigentes Logistas de Lucas do Rio Verde

Conexão Feminina inspira mulheres a resgatarem sonhos e fortalecerem seu protagonismo

Evento promovido pela CDL Lucas reuniu dezenas de participantes para uma...

05/06/2026
Amor em Dobro entrega sonhos e reforça a força do comércio local em Lucas do Rio Verde Câmara de Dirigentes Logistas de Lucas do Rio Verde

Amor em Dobro entrega sonhos e reforça a força do comércio local em Lucas do Rio Verde

CDL Lucas realiza entrega dos prêmios do primeiro sorteio da campanha e...

01/06/2026
Emoção, expectativa e prêmios: CDL Lucas realiza primeiro sorteio da campanha Amor em Dobro Câmara de Dirigentes Logistas de Lucas do Rio Verde

Emoção, expectativa e prêmios: CDL Lucas realiza primeiro sorteio da campanha Amor em Dobro

Mais de 12 mil cupons participaram da primeira etapa da promoção...

16/05/2026
Mérito Empresarial 2026 abre votação e mobiliza associados da CDL Lucas Câmara de Dirigentes Logistas de Lucas do Rio Verde

Mérito Empresarial 2026 abre votação e mobiliza associados da CDL Lucas

Pesquisa já está disponível ao público e vai eleger as empresas...

FALE CONOSCO! (65) 3549-3787 Área do Associado
Logo 1
Logo 2
Logo 3