A tecnologia tem tido avanço significativo ao longo dos anos. Hoje, qualquer pessoa pode ter acesso a conteúdos que podem fazer diferencial individual ou coletiva. E falar sobre o impacto que essa nova realidade tem sobre o comportamento dos indivíduos é necessário. Por isso, a CDL Lucas em parceria com a 21ª subsecção da OAB convidaram a juíza do Trabalho, Dra Graziele Lima, para palestrar sobre Direito, Inovação e Tecnologia.
A palestrante observa que as inovações tecnológicas tendem a deixar as pessoas receosas. Graziele observa ser importante contribuir para que empresários, advogados, médicos conheçam um pouco das novidades. “E percam pouco do medo, porque é natural que nós tenhamos medo do desconhecido. Me sinto muito grata, me sinto muito feliz de poder contribuir pra tirar essa má impressão que a gente fica de alguma coisa, das inovações por mero medo e desconhecimento”, descreveu ao final da palestra.
Durante a apresentação, a juíza do Trabalho mencionou a experiência em incluir a Vara do Trabalho de Colíder no metaverso, uma experiência já vivida pela OAB de Lucas do Rio Verde. A magistrada assinala que a iniciativa mostra que o judiciário pode ser tecnológico. “É uma forma de aproximar a sociedade do Poder Judiciário, mostrando que nós estamos abertos para as inovações, para facilitar a prestação jurisdicional, o atendimento das partes”, pontuou, explicando que a iniciativa por ora tenha cunho pedagógico.
Para a juíza, estar atento e conectado às inovações tecnológicas significa não os problemas que aqueles que não estão preparados provavelmente vão ter de encarar. Graziele Lima assinala que a inovação já faz parte do presente da humanidade. Ela ressalta que estar preparado a essas inovações, auxilia na incorporação dessas tecnologias às atividades diversas de modo menos agressivo. “Eu ouvia do meu avô, que quem chega primeiro bebe água limpa. O conselho que eu posso deixar, independente da área em que elas atuem, é que da mesma na mesma velocidade que as inovações estão acontecendo, as oportunidades também vem nesta mesma velocidade. Então o conselho é, conheça, antes de criticar, antes de dizer que não gosta, conheça, entenda e procure verificar aonde você pode encontrar uma nova fonte de renda, uma nova fonte de estudo”, ressaltou.
Apesar da abordagem da palestra ser sobre tecnologia e inovação, o foco acaba sendo sobre as pessoas. A presidente da OAB Lucas, advogada Danusa Oneda, observa que é por meio de pessoas que acontecem as realizações, seja no metaverso ou mesmo no dia a dia da comunidade. Ela citou os esforços das instituições em trazer o conhecimento e a possibilidade de novas experiências. “Este é o futuro. Ou nós nos adequamos, nos adaptamos, conhecemos ou ele será imposto. Em qual lado devemos estar?”, indaga a presidente. “Aproximar essas tecnologias do maior número de pessoas possível é o que faz a diferença”.
O diretor de eventos da CDL Lucas, Robson Alex, acentua que o assunto é extrema relevância, pois interfere diretamente no cotidiano das pessoas e empresas. “Por este motivo é importante que nós, enquanto representantes do comércio, estejamos abertos, formando parcerias e trazendo especialistas em assuntos que oportunizem empresários e comerciantes a terem mais conhecimento e possam usar a tecnologia a seu favor”, ressalta.
“Participar deste momento é muito importante para a nossa entidade. Com a realização dessa palestra, a CDL Lucas cumpre seu objetivo, que é trazer oportunidades para nossos comerciantes, buscar o fortalecimento do nosso segmento. Agradecer a palestrante, Dra Graziele Lima, a OAB pela parceria e reforçar nosso compromisso de buscar o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde e do nosso comércio”, pontuou o presidente da CDL Lucas, Petronilio de Souza.