Comerciantes e profissionais contábeis de Lucas do Rio Verde participaram de palestra sobre mudanças no E-Social. A partir deste ano os empresários devem estar atentos a respeito da legislação. A palestra foi proferida pelo engenheiro do trabalho Marcos Luiz, no auditório Arnaldo Cezário na CDL Lucas.
Segundo o palestrante, as empresas podem ser autuadas caso não fizerem os devidos eventos de segurança e saúde do trabalho. Marcos ressaltou que os empresários e comerciantes devem estar atentos a esses detalhes. “Procurem profissionais, empresas especializadas em segurança do trabalho, em medicina do trabalho para adequar sua empresa para atender ao E-Social”, orienta.
O palestrante observou que o E-Social tem um caráter fiscalizatório. “Ele veio substituir, por exemplo, a fiscalização na própria empresa, de forma que a empresa seja obrigada a enviar as informações sobre segurança do trabalho para que o governo analise essas informações”, disse.
Para o presidente da CDL Lucas, trazer informações de interesse do comércio atende o objetivo da entidade. Petronílio de Souza explica que é um assunto ainda novo, mas que pode trazer problemas caso o comerciante não se atente aos detalhes do E-Social. “O objetivo da CDL é contribuir para que o comércio melhore. E nessa questão, para evitar de que as pessoas sejam multadas por falta de conhecimento”, destacou Souza.
O presidente adiantou que a CDL poderá realizar outras palestras em breve versando sobre esse e outros temas de interesse dos associados. “A CDL quer estar a cada dia mais levando informação para que evite problemas com nossos associados”, concluiu.