Os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Lucas e da Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde (Acilve) se reuniram na manhã de hoje na Prefeitura para apresentar uma lista de sugestões e reivindicações para o enfrentamento da crise provocada pelo novo Coronavírus na cidade.
O presidente da CDL Lucas, Petronílio Souza, pontuou que as medidas sugeridas em oficio são necessárias para resguardar os empresários. “Estamos nos antecipando, trazendo ao prefeito uma necessidade de que possa começar estudar e prorrogar impostos e taxas”, analisou.
O presidente da CDL relatou ainda que os comerciantes foram orientados com relação à liberação de funcionários que integram o chamado grupo de risco, como idosos e gestantes.
Já o presidente da Acilve, Edênio Bassani, declarou que as entidades apresentaram demandas do comércio e que já existe a preocupação com os impactos negativos que o isolamento social necessário para prevenir a disseminação do Coronavírus tenha sobre o comércio em geral.
O presidente da Acilve disse que “não é momento de a gente criar pânico, o comércio não tem determinação que tenha de ser fechado”, pontua, destacando que os comerciantes e comerciários têm sido orientados sobre os cuidados básicos com higiene.
O gerente de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picollo, recebeu os ofícios e argumentou que o Poder Público avaliará as reivindicações. “É de suma importância que a prefeitura e o Comitê tenham condições de fazer o trabalho necessário e tomar as medidas cabíveis para conter o novo vírus”, comentou.
Veja abaixo a lista de sugestões e reivindicações apresentada pelas entidades.
1- A suspensão por 90 dias de corte de fornecimento de água, por parte do SAAE,
2- A suspensão dos pagamentos de todas taxas e tributos municipais para as pessoas físicas e jurídicas por um período de 180 dias,
3- A prorrogação do pagamento da taxa de lixo em bares, supermercados e restaurantes por 90 dias,
4- Solicitar a inclusão de um representante das entidades CDL e ACILVE, no Comitê de Prevenção e Enfrentamento do CORONA vírus.
5- Solicitar a criação de um Gabinete de Gestão de Crise exclusivamente para avaliar as demandas Econômicas advindas da Pandemia do Corona Vírus.
6- A prorrogação do início da Campanha do IPTU por 90 dias, mantendo-se todos os descontos.
É valido destacar que as entidades não tem poder sobre o fechamento do comércio, porém segundo o presidente da CDL Lucas, todas as recomendações dos órgãos competentes estão sendo monitorados e acompanhados e caso haja a manifestação das autoridades competentes de imediatos o empresariado será informado sobre tais decisões.
As entidades solicitam ainda para que os empresários sigam as normas de segurança e higiene, que liberem os funcionários acima de 60 anos e gestantes, como forma de evitar possível contágio, pois são públicos considerados de risco.
Fonte: MT Agora com Portal da Cidade