O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lucas do Rio Verde, Petronilio Souza, protocolou ofício junto a Prefeitura Municipal pedindo que o município mantenha o comércio local em funcionamento. O pedido se antecipa a eventual lockdown que o Estado pode propor para impedir o avanço da covid-19.
Nesta segunda-feira (01.03), Petronilio participou de uma reunião com o prefeito Miguel Vaz e representantes do município, tratando do assunto. Falando em nome de lojistas e comerciantes luverdenses, o presidente da CDL demostrou preocupação com a economia local. Ele afirmou que a entidade não tem medido esforços para que as empresas e comércios não fechem suas portas o que ocasionariam prejuízos incalculáveis.
“Entendemos que o fechamento do comércio, mesmo que de forma parcial, não é a melhor das soluções para conter a disseminação do vírus, visto que o comércio, sendo arduamente cobrado pelas Entidades de classe, cumpre integralmente com regras sanitárias rígidas e pode-se afirmar, sem dúvida alguma, que, este segmento é o que mais cumpre os protocolos estabelecidos”, enfatizou.
Petronilio destacou ainda que neste período de quase um ano da pandemia, constatou-se que, o fechamento do comércio não impende à população de aglomerar-se, pois isso também ocorre em locais não comerciais, a exemplo de festas clandestinas e encontros familiares.
“A CDL Lucas em todo o ano de 2020 esteve ao lado do Poder Público desenvolvendo diversas ações de conscientização do comercio de forma geral, com a elaboração de cartilhas e manuais orientativos, distribuição de materiais impressos em todo o comércio, distribuição de máscaras e panfletagem à população com intuito de conscientizar acerca dos hábitos de prevenção, “ lembrou o presidente.
No ano passado, a entidade realizou campanha em conjunto com a sociedade e empresários e a Cooperativa Sicredi, quando foi arrecadado mais de R$ 500 mil. O valor foi utilizado para compra de respiradores e uma máquina de eco cardiograma que foram doados para o Hospital São Lucas. “Além de diversas campanhas áudios-visuais desenvolvidas ao longo do ano, assim como o incentivo ao serviço de delivery com o intuito de evitar deslocamento dos clientes para o estabelecimento comercial”, enfatizou.
A CDL Lucas também liderou campanhas promocionais de incentivo à venda do comércio, com o objetivo de fomentar as compras no comercio local na tentativa de garantir ao empresário que honre com os compromissos financeiros, principalmente com a folha de pagamento do qual depende tantas famílias luverdenses. “Pensando ainda no funcionamento seguro do comércio, os empresários foram atendidos também de maneira segmentada, pensando nas peculiaridades de cada setor. A exemplo do segmento de escolas particulares e de bares e restaurantes que implantaram rígidos protocolos de biossegurança. E este ano, os esforços serão ainda maiores, tanto com incentivos aos lojistas como também na cobrança para que o comércio esteja seguro, com cuidados redobrados com a prevenção da covid-19”, afirma Petronilio.
“Ressaltamos que a CDL Lucas é dirigida por empresários que se dedicam de forma solidária e voluntária, atuando no dia a dia do comércio, contribuindo com o desenvolvimento do município, sendo visto como esteio para as centenas de empresas que por muitas vezes, sentem-se desamparadas e sem expectativas, convivendo diariamente com a incerteza de suas portas estarem abertas”, conclui o presidente.