A CDL Lucas é contra a antecipação de feriados proposta pelo Governo de Mato Grosso para diminuir circulação de pessoas nas cidades nos próximos dia. O mini lockdown, que aconteceria no final de março e início de abril, afetaria diretamente o comércio.
A proposta, que pode se tornar projeto de lei, prevê fechamento do comércio entre os dias 24 a 26 de março (quarta a sexta desta semana), e nos dias 1 e 2 de abril (quinta e sexta) da semana posterior.
Lucas do Rio Verde vive um momento em que a safra está sendo concluída, momento em que aumenta o movimento no comércio e que antecede ao período de Páscoa, data importante para as vendas no comércio.
A CDL lembra que o comércio não é o vilão da pandemia, visto que tem adotado todas as medidas sanitárias determinadas pelo Governo em decretos.
Os comerciantes oferecem produtos, como álcool em gel ou 70%, observado uso de máscara facial e controlado acesso de pessoas ao interior dos estabelecimentos.
O governador pretende encaminhar o Projeto de Lei do Poder Executivo à Assembleia na próxima segunda-feira, para aprovação dos deputados.
Demais CDLs no Estado, bem como representantes dos municípios do Consórcio Teles Pires também se manifestaram contra a proposta de antecipação dos feriados.
O governador tem o poder de antecipar as datas comemorativas, com tem feito muitas vezes com atendimento do funcionalismo público. A decisão pode ser tomada através de decreto, sem consultar a Assembleia, se for o caso.