O governo de Mato Grosso publicou em edição especial do Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (05), decreto que flexibiliza o horário de funcionamento de determinados segmentos comerciais. A medida foi vista com bons olhos pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Lucas do Rio Verde.
A entidade mobilizou o comércio local e fortaleceu uma ação que envolveu outras CDL’s mato-grossenses para sensibilizar o governador Mauro Mendes sobre a necessidade de horário ampliado para que alguns segmentos possam atender a população.
O texto do decreto permite que, aos sábados, supermercados, mercearias e demais comércios que vendem gêneros alimentícios, possam funcionar até às 19h. Permanece proibida a venda de bebida alcoólica para consumo no local. O texto antigo determinara que aos sábados e domingos o funcionamento seria das 5h às 12h.
Outro segmento comercial, os restaurantes (inclusive os que estão em shoppings), poderão funcionar até às 14 horas, aos sábados e domingos, duas horas a mais que o determinado pelo decreto anterior. Porém, ainda devem ser mantidos os protocolos de saúde e normas sanitárias, com distanciamento de mesas, uso de álcool gel e máscaras.
“Foi uma mobilização importante que mostrou a força do comércio e a mobilização que as entidades fizeram com a intenção de buscar um entendimento com o governo. É uma decisão que vai permitir que os comércios atendam bem seus clientes, sempre levando em primeiro lugar a preocupação com o bem-estar e saúde de todos”, observa o presidente da CDL de Lucas do Rio Verde, Petronilio de Souza.